Metodologias de Linguagem

Na discussão das novas tendências em Design, os métodos fenomenológicos,  semióticos, semânticos e hermenêuticos ganham uma maior importância para o desenvolvimento de marcas e produtos.

Fenomenologia 

  • É uma corrente da filosofia
  • Estudo de fenómenos
  • O Fenómeno é algo que é perceptível ou algo não-material

Semiótica (possui vários significados entre culturas)

  • Teoria dos signos
  • Ciência que ajuda a interpretar e a criar
  • Signos são: gestos, expressões faciais, verbais, desenhos, etc.

Hermenêutica

  • Ciência de interpretação
  • Área linguística, gestos (igual à semiótica)

Processo da Hermenêutica

  • Percepção de um signo
  • Interpretação do significado
  • Compreensão do sentido

Quais as diferenças entre estas 3 abordagens?

  • A fenomenologia tende a descrever o significado de algo como ele se apresenta. A descrever a sua essência sem pensar em conhecimentos anteriores.
  • Os signos são transferidos ou reconhecidos por experiências prévias.
  • A interpretação é sempre realizada devido á nossa biografia e visão (por quem somos e como vemos as coisas)

Exercicio

Após esta breve explicação foi-nos pedido que, em pares, fizesse-mos uma abordagem fenomenológica, semiótica e hermenêutica na análise de um iPhone

Fenomenológica

  • Comunicar
  • Tudo numa só coisa
  • Música, fotos, aplicações, contactos, e-mail
  • Informação actualizada

Semiótica

  • Símbolos / ícones
  • Pequeno / fino
  • Mundo virtual

Hermeneutica

  • Auto-didacta
  • Associação á nossa auto-experiência
  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: