Brainstorming

O que é o Brainstorming ?

  • É uma técnica desenvolvida por Alex Osborn em 1953.
  • Aplicado para gerar ideias e para identificar problemas.
  • Aplicado na publicidade, no design, na inovação tecnológica, no management, na educação, etc.
  • Activa a memória e incentiva o fluxo de ideias espontâneas.
  • Principio base: “quanto mais ideias melhor”.

As Regras:

  •  todas as ideias são bem-vindas
  •  quantidade antes de qualidade
  •  não pensar as ideias até ao fim
  •  Ideias podem ser combinadas

O Moderador:

  • Neutraliza criticas
  •  Lidera a sessão
  •  Informa acerca do tema/problema
  •  Encoraja os membros em produzir ideias
  •  Anota ideias
  •  Assegura que as regras são cumpridas
  •  Orienta o processo através de comentários como

“Não se esqueçam da essência do problema!”

“Não haverá outras alternativas?”

O Grupo:

  • 6-12 participantes
  • “especialistas” e não-especialistas

Composição:

  • 1 moderador + 5 membros regulares + 5 convidados + 1 secretário

Exercicio – Foi nos proposto criarmos grupos com 6 elementos e criarmos um novo objecto a partir de uma pastilha elástica. O meu grupo ficou com um produto inovador. Um aromatizador a partir da dita pastilha elástica.

O 1º objectivo foi escolher um local ideal para o aromatizador e um objectivo para o Aromatizador.

A 2ª parte foi criar um nome para o nosso aromatizador e dar-lhe uma breve descrição.

Por fim criamos um logo para o nosso produto.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: