Análise de funções e Re-Briefing

A FASE DA (RE) DEFINIÇÃO – Análise de funções

  • O que é o produto? – Pensamento de um engenheiro
  • O que faz o produto? –  Pensamento de um designer

Nesta aula tentamos apreender a olhar para um objecto e levantar diferentes questões quanto as suas funções.

Para ajudar a visualizar esta forma de analisar, realizamos um exercício onde criamos uma árvore com uma listagem de todas as funções de um saca-rolhas onde verificamos as função principal, funções básicas, funções secundárias.

Conhecendo bem o produto e as suas funções, podemos promover o aparecimento de novos conceitos, esta técnica pode ser utilizada para produtos existentes ou os que ainda estão em fase de projecto.

A FASE DA (RE) DEFINIÇÃO – Reformulação do briefing

Neste aula verificamos em que consiste um briefing, assistimos a um vídeo onde era revelado um briefing incorrecto.

Após o vídeo, realizamos um exercício onde abordamos a forma correcta de fazer um briefing com um cliente, as questões que devemos colocar e a forma como deve ser colocadas.

No final da aula foi fornecido um exemplo de um briefing correcto realizado pela Empresa CONTINENTAL GOLD.

  • O QUÊ? – Que solução tem o cliente em mente?
  • QUEM? – Quem é o cliente e o público-alvo?
  • ONDE? – Onde será utilizado o “design“a desenvolver?
  • QUANDO?  – Quando quer o cliente, um resultado?
  • PORQUÊ? –  Porque acredita o cliente que precisa de uma solução de design?
  • OBJECTIVOS – Quem? Porquê? O quê?
  • UTILIZAÇÃO – Onde?
  • LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA – Onde?
  • PÚBLICO-ALVO – Quem?
  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: