Modelo de fases – Processo de Design

Modelo dos 3 I’s:

O Design Thinking deve ser visto como um sistema de sobreposição de espaços, em vez de uma sequência de passos.

Estes três espaços são:

  •  Problema ou oportunidade que motiva a procura de soluções
  •  Processo de gerar, desenvolver e testar ideiasIMPLEME
  •  Percurso que transporta as ideias de projecto para o quotidiano das pessoas (sob a forma de produtos/serviços).

Os 3 I’s 

Implementation

  • Percuso que transporta o projecto para o dia-a-dia. Preparação da abordagem ao mercado.
  • De forma a facilitar este processo, o designer deve ser um “contador de histórias” para melhor expressar ideias e envolver e influenciar os interlocutores.
    “Histórias” – podem juntar diversas partes interessadas filmes, apresentações, experiências físicas

 Ideation

  • Processo de Geração, Desenvolvimento e teste de ideias
  •  O Designer/equipa de Designer’s fazem uma análise e critica ao que viram e ouviram, criando conceitos e ideias que os levarão a soluções e oportunidades de mudança. Esta abordagem ajuda a multiplicar opções e criar escolhas e hipóteses sobre o comportamento humano.

Inspiration

  • Novas prespectivas que conduzem á inovação.
  • Diferença entre pesquisa de mercado (ferramenta de validação) e  pesquisa de design (ferramenta de inspiração).

Os 3 D’s

Discover – O que procuramos atingir ?

O início do projecto é marcado por uma ideia/inspiração inicial que procura identificar as necessidades do consumidor/público-alvo e possíveis áreas a melhorar ou inovar.

  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de utilizadores
  • Gestão da informação recolhida
  • Planeamento
  • Formação de equipas de investigação de design

Define – Sintese e escolha da orientação do projecto

  • Construção do briefing de projecto que inclui sintetizar as ideias e conceitos iniciais, tendo também em conta os objectivos da empresa, desafios e necessidades do consumidor. Esta fase termina com uma definição do problema e um plano de acção que lhes dará resposta através do desgin de produto/serviços.

Develop – Explorar e analisar o máximo de ideias

Fase em que as ideias e palavras criando uma ligação com o consumidor, através do desenvolvimento de soluções de design, num percurso de testes, interactividade e prototipagem.

  • Trabalho multidisciplinar
  • Uso de ferramentas para materializar ideias
  • Prototipagem e Teste
  • Gestão visual da evolução do trabalho para melhor controlo e partilha da evolução na equipa

Deliver – Finalizacão do produto e lançamento dele no mercado

  • Realização dos testes finais, aprovação e lançamento.
  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: